Aposto que muito pilateiro aqui já ouviu seu instrutor falar “segura o xixi” não é mesmo? Mas você sabe o porquê ele te pediu isso?

Essa é na verdade uma técnica para ativar o famoso Power House durante a realização de exercícios de Pilates.

Para Joseph Pilates, criador do método, essa é uma das partes mais importantes na execução dos exercícios, sendo fundamental para se aproveitar 100% dos benefícios que o Método pode oferecer.

O que é Power House?

Power House, Centro de Força, Core, Centramento, todos esses são nomes utilizados para descrever um dos seis princípios do Pilates.

Junto a respiração eles são os princípios mais presentes nas sessões e considerados a essência do Pilates.

Lembrando que os seis princípios do Método Pilates são: Respiração, Concentração, Controle, Fluidez, Precisão e o Power House ou Centralização.

Power House é o nome utilizado para se referir ao conjunto de músculos que estabilizam a coluna lombar, torácica e cervical.

E para que os benefícios do Pilates sejam eficazes para o corpo, é necessário que haja a estabilização vertebral correta, associada a respiração.

Os principais músculos que compõe o Power House são:

  • Transverso do abdome (TRA)
  • Multífidos
  • Assoalho pélvico
  • Diafragma

E há também os músculos mais superficiais, que são os oblíquos internos e externos, glúteo e quadrado lombar.

Importância da ativação do Power House

O Power House quando bem ativado é essencial para a prática de Pilates, isso porque garante segurança e eficácia para alcançar os objetivos propostos pelo Método.

Estes músculos quando ativados corretamente diminuem episódios de dores na coluna, incontinência urinária, além de melhorar a postura.

É por essas e outras que o método Pilates é tão efetivo nas diversas queixas que recebemos nos Studios de Pilates e proporciona os diversos benefícios que sempre citamos.

Controlar a musculatura do Centro de Força durante a ativação ainda pode te deixar com uma cintura e abdômen mais definidos…quer coisa melhor que isso?

Além disso, podemos falar que a ativação do Power House; melhora o funcionamento dos órgãos internos, melhora o equilíbrio, previne as lesões, diminui as dores lombares e estabiliza a coluna.

E mais importante que isso, essa ativação traz benefícios do dia a dia do praticante. Pois os movimentos realizados diariamente, dos mais bruscos a leves, terão mais segurança porque a coluna estará estabilizada e protegida.

 

Matéria retirada do site :http://revistapilates.com.br/2017/04/19/power-house-voce-sabe-o-que-e/

Pin It on Pinterest

Share This
× Como posso te ajudar?