A corrida atualmente está se tornando uma atividade muito praticada no mundo inteiro. Seja corrida de rua ou trilhas, estão se popularizando cada vez mais.Porém, com essa popularização da corrida, também surgem alguns problemas. Isso porque, na grande maioria das vezes, a corrida não é acompanhada de um profissional, então é muito comum que o praticante se machuque durante a corrida.

Como já vimos, o Pilates é uma ótima atividade para reabilitação e condicionamento físico. Sendo assim se torna uma ótima opção para os corredores, uma vez que além de aumentar o desempenho também previne lesões.

O Impacto da corrida no corpo
A corrida faz com que o atleta faça movimentos repetitivos, sem muitas oscilações. E isso causa um impacto repetitivo nos mesmos músculos e articulações. E se esse movimento for realizado de maneira errada, o mesmo lugar que sofre o impacto constante será lesionado.

As 10 principais lesões que os corredores estão sujeitos

1.      Tendinopatia dos tendões do pé e tornozelo

2.      Tendinite no tendão de Aquiles

3.      Tendinite patelar

4.      Dor no quadril

5.      Inflamação na canela

6.      Fascite plantar

7.      Fratura por estresse

8.      Distensão muscular

9.      Cãibra muscular

10.  Joanete

Benefícios do Pilates para corredores

Acabamos de ver as principais lesões geradas pelas corridas, certo? Então, como você que quer praticar ou já pratica a corrida constantemente pode fazer para evitar esses desconfortos?

O Método Pilates pode ser um grande aliado no tratamento e prevenção de lesões dos corredores.

Através dos princípios: controle de centro, concentração, respiração, precisão e fluidez de movimento, o corredor pode ter muitos benefícios, vamos ver mais sobre eles.

-Fortalece os músculos e promove o reequilíbrio muscular – esse aumento da resistência muscular proporcionado pelo Pilates é essencial para que o corpo fique mais resistente a provas ou competições mais longas.
-Melhora a postura – isso resulta em um menor gasto energético e consequentemente melhora a performance. A postura durante a prática da corrida deve ser com o corpo alinhado, cabeça erguida e olhar para frente, braços se movimentando sem cruzar na frente do corpo e pernas alinhadas sem fazer rotações dos joelhos e pés.
-Melhora a concentração
-Melhora a coordenação com a consciência corporal – Com isso o atleta irá realizar os exercícios de forma controlada e consciente, pensando em cada movimento realizado coordenando com a respiração e acionando músculos de forma correta.
-Diminui sobrecarga na coluna
-Melhora a respiração, o que aumenta a capacidade e controle respiratório – O Pilates para corredores promove a inspiração longa, o que expande a caixa torácica e melhora a capacidade pulmonar. E a boa respiração está diretamente ligada ao rendimento do atleta, principalmente na corrida que exige grande esforço.
-Melhor equilíbrio prevenindo as lesões – Um corpo equilibrado, com músculos e articulações o corpo do atleta pode além de diminuir o desempenho causar lesões, como as citadas acima.
-Melhora da técnica de corrida
-Diminui tempos de provas por movimento mais eficiente e sem dor.
-Melhora a mobilidade articular – com o alongamento oferecido pelo Método, durante a prática o atleta irá ter mais qualidade pois seu -corpo estará devidamente preparado.

Matéria retirada do site : http://revistapilates.com.br/2017/04/04/pilates-para-corredores-aumentar-desempenho/

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