Quando uma mulher engravida, as mudanças no corpo chegam rápida e constantemente, causando algumas dores e desconforto.Além disso, há todo o movimento hormonal acontecendo no organismo da gestante que se encontra em uma fase da vida repleta de emoções e coisas novas.Já existem diversos estudos que comprovam os benefícios da atividade física durante essa fase da vida da mulher, seja pré ou pós-parto.Os benefícios do Pilates para as gestantes são diversos, pois o Método ajuda em todas as fases da gestação. E mais importante, as aulas nessa modalidade são adaptadas para a individualidade de cada aluna.

Os exercícios são executados de maneira controlada e visando os cuidados e o que precisa ser beneficiado em cada um dos trimestres da gestação.

Abaixo vamos ver os principais benefícios da prática nessa fase importante da vida da mulher, esses benefícios foram citados por Nany Sevilla, Instrutora de Pilates internacional. Ela listou no texto, “10 razões para praticar Pilates na gravidez” no Blog Pilates. Pegamos um trecho do texto. Confira:

  1. A prática de Pilates beneficia a futura mamãe, ajudando a manter uma boa postura. E consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribui e da força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas. Uma inclinação pélvica excessiva pode gerar dores na zona lombar, além de má postura.
  2.  A pratica do método reduz as dores gerais em todo o corpo e melhora a postura. Regularmente as mulheres no período de gestação sofrem com dores nas costas e isso acontece por conta do sobrepeso que o bebe traz e o aumento de uns quilinhos a mais.
  3.  A gestante que pratica Pilates melhora a qualidade do sono, o que consequentemente aumenta a energia diária.
  4.  Ao fortalecer os músculos pélvicos, o parto em si, é facilitado pois a futura mamãe aprende a controlar a zona pélvica.
  5.  Com certeza há um aumento na resistência física, alcançando maior agilidade e controle do peso, que se ganha devido a situação.
  6.  Aprende-se a respirar melhor, de maneira profunda e controlada. Este tipo de respiração é o indicado para a hora das contrações e do próprio parto.
  7.  A prática de qualquer exercício melhora a circulação sanguínea, mas especialmente o Pilates se cria uma ‘irrigação’ de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo ao praticar as diversas posições.
  8.  Bom-humor! Fazer exercícios de Pilates como os alongamentos e movimentos de relaxamento faram com que a mulher fique relaxada e aliviada sem chegar a se exercitar exaustivamente e por tanto se sentir mais feliz.
  9.  A convivência com outras mulheres grávidas. Existem aulas grupais de Pilates para gestantes, isto é maravilhoso para elas já que elas podem se comparar com a vida de outras gestantes. Isto a faz se sentir bem acompanhadas e mais seguras.
  10.  A pratica de Pilates  na gravidez com os fabulosos exercícios, lhe proporcionará uma rápida recuperação pós-natal e consequentemente chegar no seu corpo antes da gradizes em menos tempo.

Matéria retirada do site http://revistapilates.com.br/2017/02/21/pilates-para-gravidas-beneficios/

Pin It on Pinterest

Share This
× Como posso te ajudar?