O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição clínica, classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Ele é caracterizado por um prejuízo persistente na comunicação social recíproca, na interação social, padrões restritivos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Seu aparecimento se dá nos primeiros anos da infância, e em geral, os déficits decorrentes deste transtorno se manifestam antes da entrada da criança na escola.
O processo de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é fundamentalmente clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Por isso a intervenção precoce é a melhor solução para o progresso da criança diagnosticada com o transtorno.
O trabalho intenso com os sintomas comportamentais precoces do autismo permite que a criança e toda sua família se beneficiem.
Como realizar o Tratamento?
Nesse sentido o tratamento realizado com as crianças com Transtorno do Espectro Autista, são basicamente por meio da reabilitação, através de uma equipe multiprofissional sendo essas as áreas de:
- Psicoterapia
- Terapia Ocupacional
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Musicoterapia
- Entre Outros
Faz-se necessário também um suporte às famílias destas crianças, que vivem um constante stress diante dos esforços pela busca do desenvolvimento intelectual, afetivo e social.
O enfoque das terapias utilizadas no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista é a melhora das habilidades sociais, funcionais e a facilitação das atividades de vida diária (AVDs), porém pode haver alguns benefícios adicionais complementares como a utilização do Método Pilates, o qual pode trazer benefícios interessantes e surpreendentes.
Pilates denominava seu método de Contrologia ou Arte do Controle, que é a capacidade que o ser humano tem de se mover com conhecimento e domínio do próprio físico, apresentando uma completa coordenação do corpo, mente e espírito.
Tudo isso utilizando princípios específicos para promover a integração entre os pacientes de Transtorno do Espectro Autista, que são a concentração, centro de força (power house), fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos.
Os benefícios que o Pilates pode proporcionar para crianças com Transtorno do Espectro Autista, são a melhora de diversos aspectos como:
- Educação Postural
- Desenvolvimento Muscular Uniforme
- Desenvolvimento da Capacidade e Qualidade Motora: Força, Resistência e Flexibilidade
- Capacidade de Coordenação: Ritmo, Orientação e Equilíbrio
- Psicomotricidade
- Concentração
- Interação Social e Trabalho Coletivo
Além disso, a prática do Método Pilates pode desempenhar um papel positivo na saúde emocional e estabelecer valiosas conexões entre o corpo e mente. Antes de iniciar as atividades do método, deve-se realizar uma avaliação criteriosa constituída de:
- Avaliação Postural
- Testes de Psicomotricidade
- Teste de Compreensão
- Testes de Expressão Oral
- Entrevista com os Pais
Matéria reiterada do
https://blogpilates.com.br/transtorno-do-espectro-autista/
Autor : Návyla Farias 22/03/2018